GEBO
, sétima Runa do Futhark. Mais uma ilustração do artista Fernando Issamo para meu livro "Aos Mestres das Runas". GEBO significa "presente", não o presente de tempo, mas o presente, esse que damos uns aos outros. Mas o que quer dizer isso? GEBO, tem como base a harmonia do saber dar e receber, das associações harmoniosas. Seu símbolo que é um "X" significa 2 (duas) bases opostas que juntas se apoiam. Para haver uma harmonia, seja no que for, tem que haver doação de ambas as partes, ter que ter o esforço de ambas as partes. É necessário saber doar, mas também saber receber. Quando só se recebe ou só se dá, a energia não flui, não há harmonia. A "troca" é a Lei do Universo que mais flui e funciona.
Os Golfinhos são animais que se ajudam mutualmente, tubarões tem medo de golfinhos, apesar de eles não terem aquela boca imensa dos tubarões, Golfinhos sempre nadam em bando, e se apoiam e um tubarão não pode com vários. Golfinho tem uma frequência sensorial de comunicação e sentidos, e até mesmo com os seres humanos eles tem essa comunicação. Essa Runa é a Runa do amor e equilíbrio.
Costumo dizer aos meus alunos que ao passar com as Runas, cada um vai der sua runa ou suas runas que mais se identificam além daquelas que todos gostam, como Runas do sucesso, da saúde, da prosperidade. E essa Runa se inicia uma das três que mais me identifico e gosto.

Mas o que devemos aprender com GEBO? Bora lá: Onde e como eu preciso me doar e aprender a receber?
Bjs
 
 

by Andreia Morgam