A Terra é um ser vivo e, como tal, emana uma série de energias próprias, chamadas de energia telúrica.

 
A emanação dessa energia ocorre a partir do centro da Terra, subindo perpendicularmente à superfície terrestre.
 
Como toda energia, afeta os seres vivos – plantas, animais e os homens – de forma positiva, como o magnetismo, ou negativa, como veios d’água subterrâneos. É por isso que antigamente seguia-se uma série de regras antes de construir casas, vilas ou cidades.
 
Os antigos respeitavam a natureza, observavam os animais, investigavam e estudavam o terreno para determinar se o local não era insalubre, evitando problemas futuros, como doenças e má sorte.
 
Por meio da radiestesia, astrologia e geobiologia, os antigos chineses praticantes de Feng Shui determinavam com precisão os locais onde haviam emanação dessas energias nocivas, denominada pontos geopatogênicos, conhecidos como “portas de saída do dragão” e “veios do dragão”, onde havia rio subterrâneo. No entanto, por inúmeros motivos, esses estudos e cuidados foram esquecidos, principalmente no Ocidente.
 
A partir de 1970, surgiu uma nova ciência que se preocupa em estudar as diferentes relações entre o meio e a saúde dos seres vivos: a geobiologia.Essa ciência nasceu dos estudos e observações de vários radiestesistas que comprovaram a relação causa e efeito entre a exposição às “emanações telúricas” e as alterações na saúde dos seres vivos.
 
Atualmente, a geobiologia usa informações obtidas por meio da astrofísica, geofísica, geologia, biologia, hidrologia, eletrônica, das ciências alternativas, esotéricas e, principalmente, da radiestesia.
 
Um profissional de geobiologia, por meio de uma série de instrumentos, medições e estudos conseguem determinar se o ambiente – residência, empresa, comércio ou terreno – está sendo afetado por alguma energia nociva, de procedência telúrica. Ou seja, ele irá determinar se o ambiente está doente e desequilibrado, a causa e foco da doença, os principais efeitos e as curas necessárias.
 
Um ambiente doente e desequilibrado pode causar em seus frequentadores: distúrbios emocionais e psíquicos estresse, tensão, nervosismo e agitação dificuldade e bloqueio de criação e concentração bloqueio, perdas e estagnação profissional, perdas e bloqueio financeiro, insônia e distúrbios de sono, ansiedade e depressão retenção de líquidos, dores de cabeça e no corpo, doenças.
 
Onde se localizam os pontos telúricos?
 
1. Correntes de água subterrânea (lençóis freáticos, minas de água, terreno pantanoso);
2. Condutos de água contaminada, isto é, esgotos;
3. Jazidas de metais nocivos à saúde (por exemplo, cobre e mercúrio);
4. Antigos cemitérios, depósitos de lixo, etc
5. Locais de antigas prisões, hospitais, manicômios, delegacias de polícia, etc;
6. Locais onde houve grandes morticínios (guerras, chacinas, etc) pu tortura de pessoas;
7. Locais de antigos abatedouros de animais (Açougue).